Coprodução do Teatro Nacional São João apresentada no Luxemburgo

Luxemburgo, 25 de nov (Lusa) - O Teatro Nacional do Luxemburgo recebe hojepela primeira vez uma coprodução do Teatro Nacional São João, que vai estar em cena até sábado.

Lusa /

A tradução portuguesa de "Neva", do chileno Guillermo Caldéron, encenada por João Reis, vai ser apresentada com legendas em inglês, para alargar o espetáculo ao público que não fala português, mas o encenador também espera que haja muitos portugueses na sala.

"O Luxemburgo tem uma comunidade portuguesa muito grande, e portanto nós temos esperança em que haja muitos portugueses a poder assistir ao espetáculo, tanto mais que não são muitas as oportunidades de os imigrantes portugueses poderem ver teatro em língua portuguesa", disse à Lusa João Reis.

A peça chega ao Grão-Ducado a convite do Teatro Nacional do Luxemburgo (TNL), que integra, tal como o Teatro Nacional São João, a União dos Teatros da Europa, uma associação que congrega os mais reputados teatros europeus.

"O responsável do Teatro Nacional do Luxemburgo veio propositadamente a Lisboa para ver o espetáculo no Teatro São Luiz, e depois de o ter visto mostrou-se imediatamente interessado em levá-lo ao Luxemburgo", contou à Lusa o encenador.

A ação de "Neva" decorre durante o massacre de 1905, que ficou conhecido por "Domingo Sangrento", em São Petersburgo, quando manifestantes pacíficos que se dirigiam ao Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao Czar, em protesto contra a fome, foram baleados.

Na peça, duas atrizes e um ator fecham-se num teatro para ensaiar "O Cerejal", de Tchékhov: Olga Knipper (Lígia Roque), atriz do Teatro de Arte de Moscovo dirigido por Stanislavski e viúva do dramaturgo russo, e dois jovens da companhia que conseguiram chegar ao ensaio, Aleko (Cristovão Campos) e Masha (Sara Barros Leitão).

Com o massacre em pano de fundo, os atores discutem "o porquê da revolução, o porquê do teatro e a utilidade do teatro e da arte em geral", explicou João Reis.

O espetáculo resulta de uma coprodução do Teatro Nacional São João com a companhia O Lince Viaja, e traz ao Luxemburgo uma dezena de pessoas, entre atores (Sara Barros Leitão, Cristovão Campos e Lígia Roque) e técnicos.

Tópicos
PUB