Coreógrafa e investigadora quer relançar Companhia de Dança Contemporânea em Angola

Lisboa, 15 Jan (Lusa) - A bailarina, coreógrafa e investigadora angolana Ana Clara Guerra Marques revelou hoje à Agência Lusa que pretende relançar a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, desactivada há uma década.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O projecto já foi apresentado ao Governo angolano e as coisas estão bem encaminhadas" disse, no contexto de uma conversa telefónica sobre o lançamento de um livro dedicado à história da dança em Angola que será hoje apresentado em Lisboa, na Casa de Angola, às 18:30.

Ana Clara Guerra Marques nasceu em Angola, fez os estudos de dança na Academia de Bailado de Angola em 1970, e em 1978, com o curso de instrutora, passou a dirigir a única escola de dança existente no país.

Fez estudos superiores em Lisboa, um mestrado em performance artística, com uma tese dedicada a danças tradicionais, e em 1991 fundou a primeira Companhia de Dança Contemporânea de Angola, mantendo a sua actividade de docente e também de assessora do Ministério da Cultura angolano ao mesmo tempo que se dedica à investigação, actualmente dirigida a um doutoramento.

"A escola pública de dança em Angola foi criada em 1976. Eu era ainda uma jovem aluna de 15 anos quando fui convidada a dirigi-la. Com muitas dificuldades tentei introduzir o ensino da dança clássica e moderna porque as pessoas consideravam que só se deveria ensinar dança angolana", recordou, acrescentando, contudo, que "actualmente a abertura é maior".

Desactivada desde há uma década, devido a outros projectos da investigadora, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola deverá ser reactivada este ano no país.

"Quero que seja uma companhia o mais autosuficiente possível, com professores próprios e bailarinos angolanos", precisou, adiantando que a ideia é criar a estrutura no âmbito de uma associação cultural de interesse público.

Ana Clara Guerra Marques gostaria de apresentar o primeiro espectáculo da companhia em Luanda no dia Mundial da Dança, a 29 de Abril deste ano, mas não sabe ainda ao certo se será possível.

O livro que hoje lança em Lisboa intitula-se "Para uma História da Dança em Angola - Entre a Escola e a Companhia - Um Percursso Pedagógico", é editado pela Mukixe, e é uma abordagem detalhada das várias fases pelas quais passou o ensino da dança em Angola.

AG.

Lusa/Fim


PUB