Coreografias inéditas de Rui Horta e Edward Clug abrem temporada da CNB
Lisboa, 19 Out (Lusa) - Duas coreografias em estreia mundial, "Come Together", de Rui Horta, e "Four Reasons", de Edward Clug, com música ao vivo, iniciam dia 22 de Outubro, no Teatro Camões, a nova temporada 2008/09 da Companhia Nacional de Bailado.
As obras inéditas, encomendadas ao coreógrafo português Rui Horta, que cria pela primeira vez para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), e ao esloveno Edward Clug, estarão em palco também nos dias, 23, 24 e 25 de Outubro às 21:00, e no dia 25 de Outubro, para famílias, às 16:00.
Rui Horta, que dirige o centro multidisciplinar O Espaço do Tempo no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, criou o conceito, coreografia, cenário, e, em parceria com Hélder Cardoso, o desenho de luz e multimédia de "Come Together", com música composta originalmente para o bailado por Tiago Cerqueira, que tocará em palco com contrabaixo.
A segunda obra deste primeiro programa da nova temporada, intitulada "Four Reasons", foi encomendada a Edward Clug - jovem coreógrafo esloveno, que tem trabalhado no Ballet de Estugarda, o Ballet Nacional de Zagreb e o Ballet Nacional da Eslovénia - que também assina o cenário, figurinos e o desenho de luz da peça.
A música original, para piano e violino, foi encomendada ao compositor também esloveno Milko Lazar e será tocada ao vivo pelo próprio compositor e pela violinista Jelena Zrale.
Quando apresentou a nova temporada, a primeira totalmente concebida pelo director artístico da CNB Vasco Wellenkamp, o responsável sublinhou que pretendia apostar na criação de obras originais para os bailarinos da CNB por coreógrafos contemporâneos, e, por outro lado, na reposição do grande repertório clássico.
AG.
Lusa/Fim