CP homenageia Manoel de Oliveira baptizando um comboio Alfa com nome do cineasta

Porto, 17 Nov (Lusa) - A CP - Comboios de Portugal vai homenagear o cineasta Manoel de Oliveira, baptizando um comboio Alfa pendular com o nome do cineasta, que comemora 100 anos de vida em Dezembro, anunciou hoje fonte da empresa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O "baptismo do comboio" ocorre, quinta-feira, na Estação de S. Bento, no Porto, na presença do homenageado, da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e do presidente da CP, Francisco Cardoso dos Reis.

A fonte sustentou que, com esta iniciativa inédita, a CP "pretende homenagear uma das personalidades de maior relevo da cultura portuguesa contemporânea e a sua vasta obra cinematográfica, em especial o filme Aniki-Bóbó, a sua primeira longa-metragem que referencia os caminhos-de-ferro e a cidade do Porto".

João Bénard da Costa e Pedro Mexia, respectivamente presidente e vice-presidente da Cinemateca Nacional, vão também estar presentes na cerimónia, tal como Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto.

Personalidades da cultura portuguesa como o realizador António Pedro Vasconcelos, os encenadores Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, as actrizes Leonor Silveira, Beatriz Batarda e os actores Diogo Dória e Ricardo Trepa, neto do cineasta, são algumas das personalidades convidadas para esta iniciativa.

O comboio sai de Lisboa, estação de Santa Apolónia, às 14:00, com uma carruagem destinada a convidados e jornalistas, e chega à estação de S. Bento, no Porto às 17:00.

A cerimónia do baptismo realiza-se às 17:30.

Manoel de Oliveira comemora 100 anos no próximo dia 12 de Dezembro.

PF.

Lusa/Fim


PUB