"Creoula" distinguido em regata internacional como navio que mais contribuiu para intercâmbio culturas

O "Creoula", Navio de Treino de Mar (NTM) da Armada Portuguesa ganhou o prémio da embarcação que mais contribuiu para o intercâmbio de culturas durante a regata "Tall Ships Race Med 2007", que terminou em Génova, Itália.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
O "Creoula" foi lançado à água em 1937 www.marinha.pt

O prémio, atribuído pela cidade de Antuérpia, patrocinadora da Sailing Training International (STI), que organiza o evento, é "um dos mais cobiçados", diz a Marinha, em comunicado divulgado hoje.

O "Creoula" foi assim distinguido como o navio que, pela sua "postura, envolvimento e apresentação", mais contribuiu durante todo o evento para a "troca de culturas entre navios, sã camaradagem" e que mais representa o espírito da STI.

Considerado o último bacalhoeiro português, o "Creoula", lançado à água em 1937, arrecadou ainda o prémio que distingue o instruendo - neste caso Marta, de 15 anos -, que mais contribuiu e beneficiou da regata.

A regata, cuja última etapa decorreu entre Toulon e Génova, reuniu 15 países, num total de 50 embarcações, das quais 13 pertencentes à classe A (mais de 40 metros de comprimento).

O "Creoula" dirige-se agora para o porto de Barcelona, cidade onde embarcarão alunos da Universidade Itinerante do Mar, que resulta de uma cooperação entre as universidades de Oviedo e do Porto.

PUB