Crianças são "estrelas" em "Quem Matou Romeu e Julieta?"

Uma adaptação de "Romeu e Julieta", de Shakespeare, representada por um elenco de cerca de 40 crianças mais um leque de actores consagrados, sobe no dia 24 de Abril ao palco do Cine-Teatro Messias, na Mealhada.

Agência LUSA /

Intitulada "Quem Matou Romeu e Julieta?", a produção é concebida e dirigida pelo actor e encenador Marcantonio Del Carlo e envolve as comunidades educativas da Escola Pedro Teixeira (Cantanhede), Instituto Pedro Hispano, da Granja do Ulmeiro, Instituto Educativo de Lordemão e Escola Profissional da ARCA-EAC (Coimbra).

No espectáculo, hoje apresentado em conferência de imprensa na Granja do Ulmeiro, as peças-chave são os alunos destas instituições, num evento "que se pretende interventivo e público".

"São actores, músicos, artistas plásticos e criativos, participando em todas as fases da peça, capazes de representarem, tocarem e cenografarem a bela peça de Shakespeare de uma forma contemporânea e sedutora", lê-se numa nota sobre a iniciativa.

Uma banda rock, percussionistas, os jovens actores das escolas envolvidas e ainda os profissionais Marcantonio Del Carlo, Ricardo Correia (no papel de Romeu), Mariana Nunes (Julieta), Marta Nunes, António Fonseca, Jorge Jesus Mota e Henrique Guerra participam no evento teatral, que terá representações especiais para o público em geral e também para escolas até dia 09 de Maio.

A encenação da paixão entre Romeu e Julieta leva também ao palco um "rapper" e a sua banda, para cantar alguns dos versos da peça.

Serão também apresentadas "lutas de capa e espada ao estilo de um moderno jogo de computador e uma luz cheia de efeitos cinematográficos, uma banda sonora comovedora e um cenário imponente", em que uma máquina teatral de seis metros de altura se transforma em seis cenários diferentes.

"Na base deste acontecimento, que visa transformar o teatro numa praça pública, está um trabalho de dois anos de formação humana e artística" desenvolvida em Coimbra, Mealhada e Cantanhede nas comunidades escolares das instituições envolvidas no projecto.

O trabalho desenvolvido nas escolas contou com a participação, não só de alunos como também de professores, pais e encarregados de educação e outros profissionais ligados à actividade educativa, lê-se no mesmo texto.

PUB