Críticos norte-americanos elegem `The Rider` melhor filme do ano

Nova Iorque, 06 jan (Lusa) -- O filme `The Rider`, da realizadora Chloé Zhao, foi eleito o melhor filme de 2018 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos, numa cerimónia em que `Roma`, de Alfonso Cuarón, triunfou no número de prémios.

Lusa /

A cerimónia teve lugar na noite de sábado em Nova Iorque, na véspera dos Globos de Ouro.

Filmado a preto e branco, `Roma`, uma história de duas mulheres de condições sociais diferentes, no México dos anos 1970, arrecadou o segundo melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor fotografia. O mexicano recebeu ainda o prémio de melhor realizador.

O prémio de interpretação masculina foi atribuído ao ator norte-americano Ethan Hawke, por `First Reformed`, e o prémio de melhor interpretação feminina foi para a britânica Olivia Coleman, no filme `The Favourite`.

Steve Yeun foi eleito melhor ator secundário, por `Burning`, enquanto Regina King foi distinguida como melhor atriz secundária, por `If Beale Street Could Talk`.

Por sua vez, o melhor argumento foi atribuído a `The Death of Stalin` e o prémio de melhor filme de não-ficção a "Minding the Gap".

Em declarações à Associated Press, o presidente da sociedade e crítico de cinema Justin Chang considerou ter sido um ano excecional entre novos filmes, mas, a seu ver, `The Rider` - um drama contemporâneo filmado na Dakota do Sul - destacou-se dos restantes.

A segunda longa-metragem de Chloé Zhao, nascida em Pequim mas residente nos Estados Unidos, "é uma mistura de ficção e realismo documental", disse Chang.

"[Zhao] usa atores não-profissionais de uma forma que é íntima e orgânica (...) é um filme de partir o coração, com um poder permanente", sublinhou.

Os vencedores de 2018 refletem a grande diversidade étnica e técnica da produção cinematográfica deste ano, incluindo `Burning`, um drama misterioso sul-coreano dirigido por Lee Chang-dong.

Tópicos
PUB