"Crónicas de uma Lisboa desconhecida". Exposição no Museu de Lisboa

Contar histórias desconhecidas da cidade é a proposta do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta com uma exposição em que a grande maioria das peças nunca foram mostradas ao público. O visitante é convidado a fazer uma viagem por espaços, tempos e com habitantes de uma Lisboa menos óbvia.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

São revelados factos curiosos que aconteceram como: a apanha de minhocas perto do Terreiro do Paço, o desejo de Amália Rodrigues querer a Casa dos Bicos para uma Casa de fados ou até o facto do primeiro bairro ilegal de Lisboa ter sido a Lapa, hoje uma das zonas mais caras da capital.
"Crónicas de uma Lisboa desconhecida" nasceu da pergunta: que histórias sobre a cidade contam as obras em reserva do Museu?
Através de quase uma centena de obras em reserva do Museu de Lisboa, a exposição propõe contar histórias pouco conhecidas e curiosas da cidade. São peças que por diversas razões são conservadas longe do olhar do público, algumas nunca foram mostradas e outras foram restauradas para serem exibidas e desvendarem uma Lisboa menos óbvia.

O percurso inicia-se no Terreiro do Paço, onde se recorda a proeza aeronáutica protagonizada por um capitão italiano em 1794, e termina no Campo das Cebolas com Amália Rodrigues. Passa também pelo primeiro bairro ilegal da capital e pela primeira Feira Popular, dando a conhecer tanto um bombista, que agitou os já de si conturbados primeiros anos da República, como uma poetisa e ativista dos direitos humanos, que no século XIX defendeu o fim da escravatura e a emancipação das mulheres. Histórias singulares numa viagem por outras Lisboas.

A Exposição ode ser visitada a partir desta quarta-feira no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta até 22 de Março de 2026
PUB