Culpados pela confusão na noite dos Óscares não voltam a participar na cerimónia

A presidente da Academia garantiu que Martha Ruiz e Brian Cullinan, os responsáveis pela entrega dos envelopes, são os culpados pelo erro na entrega do Óscar de Melhor Filme.

RTP /
Martha Ruiz e Brian Cullinan, os responsáveis pela entrega dos envelopes Lucy Nicholson - Reuters

Cheryl Boone Isaacs falou pela primeira vez sobre o incidente que ensombrou a noite dos Óscares no passado domingo. A presidente da Academia garantiu que os responsáveis pelo erro na entrega do Óscar de Melhor Filme não voltam a participar na cerimónia.

Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram “La La Land” em vez de “Moonlight” como Melhor Filme. Mas, na verdade, os responsáveis pelo engano terão sido Brian Cullinan e Martha Ruiz, da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC).

"Cullinan entregou por engano o envelope substituto de Melhor Atriz em vez do envelope de Melhor Filme", explicou a PwC.

Segundo a presidente da Academia de Hollywood, a distração de Cullin nos bastidores pode ter gerado todo o aparato.

Brian Cullin passou o envelope errado aos dois apresentadores. O cartão que chegou às mãos da dupla de “Bonnie and Clyde” foi o de melhor atriz para Emma Stone (pelo papel principal em “La La Land”).

Tanto Brian Cullinan e Martha Ruiz sabiam que o musical não seria o vencedor. Ainda assim, a demora a corrigir o engano deu mesmo tempo para que a equipa de “La La Land” subisse ao palco e começassem os discursos.

A entidade presidida por Cheryl Boone Isaacs adiantou ainda que a parceria entre a Academia e a consultora PwC também pode estar em causa.

Há 83 anos que a consultora PricewaterhouseCoopers é responsável pelo sigilo e segurança dos envelopes. Nos últimos anos, a missão de contar os votos e carregar as pastas com os envelopes tem sido de Cullinan e Ruiz.

Um erro histórico que tem sido apontado como a maior falha de sempre em 89 anos de Óscares.
Pedido de desculpas
A PricewaterhouseCoopers já veio a público assumir as responsabilidades pelo equívoco. Numa mensagem partilhada pela rede social Twitter, a consultora pede desculpas a todos os envolvidos.


A Academia de Hollywood também se pronunciou. Em comunicado, pediu desculpa pelo erro ocorrido na cerimónia de entrega dos Óscares e prometeu tomar as medidas adequadas para manter a integridade dos prémios.
Tópicos
PUB