Cultura tem papel fundamental na integração europeia - Durão Barroso
José Manuel Durão Barroso apelou hoje em Bruxelas a várias personalidades do mundo cultural, entre as quais o filósofo português José Gil, que ajudem a promover e a reforçar o papel da Cultura no processo de integração europeia.
Segundo o presidente da Comissão Europeia, que se encontrou hoje com 18 personalidades europeias ligadas à Cultura, "a Europa pode fazer muito pela cultura e sobretudo a cultura fez e continua a fazer muito pela Europa".
"A Europa não é só um mercado, mas a afirmação dos nossos valores culturais. A cultura é ela própria o fundamento do nosso projecto europeu", realçou Durão Barroso no encontro.
A reunião informal ficou marcada pelo debate de estratégias para reforçar o papel da cultura na integração europeia e na prevenção de conflitos e para identificar formas de promover a identidade europeia e o diálogo entre várias culturas.
"A Europa é algo de único na Humanidade porque se trata de um espaço de uma livre união. Há uma livre associação de valores:
liberdade, tolerância e respeito humano", referiu ainda o presidente do executivo, reiterando uma das ideias que tem destacado desde que assumiu funções.
O comissário europeu Ján Figel, responsável pela Educação, Formação, Cultura e Multilinguismo, apresentou ainda aos participantes do encontro a proposta de Bruxelas para proclamar 2008 o "Ano europeu do diálogo intercultural".
Entre as individualidades culturais presentes na reunião de hoje encontravam-se, além de José Gil, a cantora de ópera Barbara Hendricks e os escritores Amin Maalouf, Dorota Ilczuk e Tzvetan Todorov.
A Comissão Europeia espera promover mais debates informais deste tipo com outras personalidades do mundo da Cultura de modo a desenvolver um debate permanente sobre a importância da cultura no sucesso de integração dos 25.