CULTURA/BREVES

Lisboa, 27 Mar (Lusa) - Notícias breves de cultura:

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

MÚSICA

Leiria

A 14ª edição do ciclo de música coral "Calçada Romana - Via de Cultura - Coros XIV" vai iniciar-se em Serro Ventoso, a 29 de Março, e decorre até 06 de Abril com a actuação de vários coros e a atribuição do Prémio de Harmonização Coral José Ribeiro de Sousa.

O evento musical, promovido pela Associação Coral Calçada Romana e a Delegação de Leiria do INATEL, este ano passa de três a cinco dias de concertos, decorrendo, para além de Serro Ventoso e Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, os concelhos de Leiria (Barreira e Azóia) e o concelho de Alcobaça (Coz).

Entre outros, irão actuar o Coral Calçada Romana, com direcção de Joaquim Vicente Narciso, o Orfeão de Recardães, o Coral Municipal de Navalvillar de Pela e o Rosa Almeida Orfeão de Barrô.

Santarém

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat vai estar em Santarém dia 28 de Março, às 21:30, para apresentar "Sea Symphony", de Vaughan Wiliams (versão com piano), no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

O concerto conta com os solistas Manuel Rebelo (barítono) e Raquel Antão (soprano) e o pianista Nicholas Mcnair, estando a direcção a cargo do maestro Jorge Alves e da maestrina Clara Coelho.

Escrita entre 1903 e 1909, a " Sea Symphony" é a primeira sinfonia coral escrita por Vaughan Williams. Estreou em 1910 no Festival de Leeds (Inglaterra), tendo sido dirigida pelo próprio compositor, que completava 38 anos de idade nesse dia.

Lisboa

A ópera electroacústica multimédia "Itinerário do Sal", concebida pelo actor, escritor e compositor Miguel Azguime, vai estar no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém a 28 e 29 de Março.

No palco, Miguel Azguime utiliza o som, a luz, as imagens e o movimento para desafiar as convenções e os limites entre o teatro, a música e a ópera.

A performance, composição, concepção e textos de "Itinerário do Sal" são de Miguel Azguime, o desenho de som e electrónica em tempo real, concepção, vídeo e encenação são de Paula Azguime, programção vídeo e vídeo em tempo real de André Bartetzki e realização vídeo de Perseu Mandillo.

DANÇA

Porto

O espectáculo de dança e música ao vivo "Volta Inteira", com coreografia e interpretação de Pedro Carvalho, vai estar no palco do Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, a 28 e 29 de Março.

A interpretação músical estará a cargo de David Marques e Paulo Ferreira.

Segundo os artistas, a performance pretende unificar o corpo e o som a partir do conceito de espaço/tempo criado por cada um, e partilhado no imaginário colectivo.

TEATRO

Paredes

O Grupo de Teatro dos Expansivos de Lordelo estreia "A Birra do Morto" a 29 de Março, em Lordelo, e o Grupo de Teatro da Associação Clube Jazz de Baltar apresenta a peça "A Boda dos Pequenos Burgueses", a 30 de Março no Centro Social de Sobrosa.

As peças são apresentadas no âmbito do programa PT Paredes com Teatro, da responsabilidade do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, visando a promoção da cultura e o envolvimento dos cidadãos paredenses, cujo propósito é a promoção, o apoio e o desenvolvimento do teatro amador no concelho de Paredes.

DIVERSOS

Lisboa

O Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, organiza dia 28 de Março, sexta-feira, pelas 19:00, um percurso temático no qual se analisará, em pormenor, o núcleo dedicado ao Modernismo e Pós-Modernismo.

Durante a tarde de dia 29, sábado, pelas 15h00, decorre uma visita guiada à exposição de fotografias "Por Uma Vida Melhor", de Gerald Bloncourt, fotógrafo haitiano que documentou e denunciou durante mais de duas décadas as terríveis condições que enfrentavam os emigrantes portugueses em França.

Àd 16:00 do mesmo dia, o fotógrafo Daniel Malhão, um dos nomeados da edição de 2007 do BES Photo fala da sua obra, pensamento e processo criativo, no anfiteatro do Museu Colecção Berardo.

Leiria

O escritor e autarca Francisco Moita Flores e o arquitecto José Charters Monteiro são os próximos convidados do Café das Quintas, dinamizado por Carlos André, uma iniciativa do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes que terá lugar no dia 3 de Abril, no Arquivo Distrital.

A partir das 18:00, os convidados vão falar das suas carreiras, das histórias da sua vida e das suas impressões sobre a sociedade actual, revelando um pouco mais sobre as suas personalidades e percursos.

No decorrer da tertúlia, haverão alguns momentos musicais protagonizados pela pianista Vesna Manojlovic e pela soprano Maria Fachada.

AG.

Lusa/Fim


PUB