Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Cunha Telles lembra "pioneiro de novo caminho do cinema"

por Lusa

Lisboa, 29 dez (Lusa) -- O produtor e realizador de cinema António da Cunha Telles destacou à Lusa o talento do cineasta Paulo Rocha, falecido hoje, que classifica como o "pioneiro de um novo caminho" do cinema português.

"É uma perda importante para o país. Paulo Rocha foi quem abriu um caminho de uma outra conceção de cinema em Portugal", declarou à agência Lusa António da Cunha Telles, que atribui ao cineasta o mérito de ter recuperado a degradação em que o cinema tinha entrado pelos anos 50.

Cunha Telles recordou que produziu o seu primeiro filme com Paulo Rocha, Os Verdes Anos (1963), uma experiência que descreveu como "uma aventura maravilhosa".

"Foi uma experiência extremamente rica. Foi um primeiro filme cheio de sucesso a vários níveis. Um filme extremamente bonito e talvez o único filme verdadeiramente lírico do cinema português", afirmou.

Além do talento, Cunha Telles destacou a sinceridade e a verdade como características fundamentais de Paulo Rocha.

O cineasta, que tinha acabado de fazer 77 anos no dia 22 de dezembro, estava hospitalizado e morreu hoje de manhã no Porto, cidade onde nasceu.

 

Tópicos
pub