"Curso de Silêncio" de Vera Mantero e Miguel Gonçalves Mendes estreia em Vila do Conde

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 10 Jan (Lusa) - As duas versões do filme "Curso de Silêncio", de Vera Mantero e Miguel Gonçalves Mendes, estreiam sexta-feira e sábado no Auditório Municipal de Vila do Conde, anunciou hoje fonte do Circular - Festival de Artes Performativas.

Ambos os autores estarão presentes nas duas sessões do filme, que foi rodado em Vila do Conde no âmbito da terceira edição do Circular - Festival de Artes Performativas, que se realizou entre 28 de Setembro e 03 de Outubro, naquela localidade.

"Curso de Silêncio" debruça-se sobre o universo criado pela escritora Maria Gabriela Llansol e teve como ponto de partida imagens, discursos, sons, noções, objectos, estruturas de construção e outros materiais encontrados na obra da escritora.

Após um processo de rodagem comum, o projecto materializou-se em dois filmes, duas versões correspondentes às visões distintas de cada um dos autores que constituem dois olhares sobre a riqueza e dinâmica do trabalho literário de Maria Gabriela Llansol.

A versão de Miguel Gonçalves Mendes tem 30 minutos, enquanto a de Vera Mantero é de 45 minutos.

Seis crianças de Vila do Conde participaram neste projecto, como intérpretes em ambas as versões.

Uma parte do processo de rodagem foi tornado espectáculo e apresentada ao público, durante a edição de 2007 do Circular - Festival de Artes Performativas.

As duas versões de "Curso de Silêncio" foram apresentadas, em antestreia, no último dia 03 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps d`Images.

PF.

Lusa/Fim


pub