Curta metragem de animação "Lixo" seleccionada para Festival de Turim

A curta-metragem de animação "Lixo", do realizador português Mário Gajo, foi seleccionada para competir no Festival Internacional de Cinema Ambiental de Turim, que decorre entre 27 e 31 de Outubro naquela cidade italiana.

Agência LUSA /

De acordo com o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), a curta-metragem (três minutos) de animação foi seleccionada para a secção Intern ational Animation Film Competition da 9ªedição do festival.

Contactado pela Agência Lusa, o realizador manifestou a sua satisfação por a obra ter sido seleccionada para o festival de Turim, pois é a primeira vez que estará em competição a nível internacional no estrangeiro.

"Lixo" já tinha sido exibido em Portugal em 2005 no festival IMAGO de c urtas-metragens, onde foi premiado na competição "Under 25" (jovens realizadores ), e também na edição deste ano do Fantasporto.

Realizado, montado e produzido por Mário Gajo, 28 anos, o filme "foi fe ito com pedaços de lixo e mostra uma televisão a destruir um boneco", explicou o realizador sobre o duplo significado da obra, criada com desperdícios, e que ta mbém remete para o "telelixo".

"Passei muito tempo da minha adolescência a ver televisão, da qual sou um aficionado, mas acho que, em geral, não foi proveitoso", comentou, acrescenta ndo que a mensagem ambiental do filme incide sobre o desprezo da sociedade pelo ambiente, uma temática a que também é sensível.

"Lixo" foi realizado em 2003 como trabalho de fim de curso, na Escola S uperior Artística do Porto (ESAP), onde se formou em Artes Plásticas sob a orien tação do professor Abi Feijó, um dos nomes que tem como referência no cinema de animação.

José Miguel Ribeiro, Luís Almeida e Regina Pessoa são outras figuras po rtuguesas desta área cujo trabalho admira, referiu.

Mário Gajo é sobretudo um grande consumidor de cinema de animação, ao q ual gostaria de se dedicar a tempo inteiro, mas "infelizmente é difícil viver de sta área, não só em Portugal, mas também no resto do mundo".

O realizador, que trabalha como professor de educação visual do terceir o ciclo desde que finalizou o curso, aguarda uma resposta ao pedido de financiam ento do ICAM para um novo projecto de animação intitulado "Os Milionários".

PUB