Curta-metragem francesa vence Festival Internacional Cinema Algarve 2005
A curta-metragem francesa "Les Puits" conquistou no fim-de-semana o grande prémio "Cidade de Portimão" da 33ª edição do Festival de Cinema do Algarve (FICA), o mais antigo festival de cinema realizado anualmente em Portugal.
O FICA 2005, que decorreu naquela cidade algarvia, reuniu 36 curtas-metragens de 18 países, tendo Portugal apresentado três filmes.
O júri, composto, entre outros, pelo jornalista Mário Augusto, decidiu atribuir o grande prémio "Cidade de Portimão" ao filme "Les Puits", realizado pelo francês Gabriel le Bomin e produzido pelo luso descendente François Mota.
O filme "Morir de Amor", do alemão Gil Alkabetz, arrecadou o prémio para melhor animação, enquanto "Everything in this Country Must", do norte-americano Gary McKendry, conquistou o prémio para melhor ficção.
A produção lusa "I+ll See you in my Dreams", de Miguel Angel Vivas, foi considerada pelo júri como o melhor filme português.
Os espectadores do certame votaram no filme "Meine Eltern", da alemã Neele Leana Volmar, para o prémio "Público", enquanto o filme grego "Haravyi", de Yannis Katsamboulas, conquistou o prémio que distingue o trabalho que manifeste preocupações em relação ao homem na sua condição de ser humano.
A próxima edição do festival realiza-se entre os dias 08 e 13 de Maio de 2006.