Curta-metragem portuguesa "Blood Brothers" premiada no Festival Tampere
A curta-metragem "Blood Brothers", de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, foi distinguida com o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Tampere, na Finlândia, que terminou no domingo.
De acordo com a Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural, o prémio foi atribuído pelo júri da competição internacional, composto por Lauris Abele (Letónia), E.G. Bailey (Estados Unidos), Tatu Pohjavirta (Filândia), Alina Rudnitskaya (Rússia) e Enrico Vannucci (Itália).
"Blood Brothers" acompanha uma noite na vida dos Forcados Amadores de Montemor, quando regressam à mais importante arena do país, pela primeira vez após a morte do seu líder.
No centro do filme está a necessidade de os forcados terem de demonstrar que o seu espírito vencedor ainda vive entre eles, mesmo sem a presença do líder.
"Blood Brothers", que ainda não teve estreia em Portugal, já passou por festivais de cinema no México, França, Espanha, Reino Unido, Eslováquia, Itália, Países Baixos, Coreia, Lituânia e Rússia.
O Festival de Cinema de Tampere, dedicado às curtas-metragens, foi fundado em 1969 e decorre anualmente em março, naquela cidade finlandesa, sendo o festival de curtas-metragens mais antigo da Escandinávia.
Exibe anualmente mais de 500 curtas-metragens, com um programa paralelo de seminários e outras atividades culturais em torno do festival.
Esta 46.ª edição do certame decorreu entre os dias 09 e 13 de março.