Curtas-metragens da Universidade da Beira Interior exibidas no Brasil

por Lusa

Dezassete curtas-metragens realizadas por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) serão exibidas em Florianópolis, Brasil, no mês de fevereiro, facto que deverá contribuir para "projetar internacionalmente" o curso e a instituição.

"Esperamos que seja mais um contributo para nos projetar internacionalmente, para dar notoriedade àquilo que aqui fazemos e até para cativar alunos brasileiros, o que aliás já tem vindo a acontecer, muito pelo facto de estes alunos encontrarem o nosso trabalho e investigação nas plataformas sociais", apontou Ana Catarina Pereira, docente do curso de Cinema e responsável pela divulgação das produções cinematográficas produzidas na universidade sediada na Covilhã.

Em declarações à agência Lusa, Ana Catarina Pereira referiu que espera que esta iniciativa contribua para que o público brasileiro "perceba que o cinema em Portugal não é apenas o do cânone Manuel de Oliveira ou o cinema demasiado comercial, ou seja, que cá também se faz outro tipo de trabalho e com outra linguagem narrativa".

O convite partiu da Fundação Cultural Badesc e da Câmara de Comércio Portugal-Brasil e terá a curadoria de Cristiane Pimentel Neder, investigadora e programadora cultural, que selecionou alguns dos trabalhos presentes na coletânea "Best-Of", a qual lhe foi entregue por uma comitiva da UBI, na sequência de um congresso realizado naquela cidade brasileira.

Os filmes em questão foram realizados entre 2007 e 2012 no âmbito da licenciatura e mestrado do curso de cinema e abarcam vários géneros, designadamente animação, documentário e ficção.

As histórias apresentadas também abordam temas "muito distintos como, por exemplo, o do mundo rural, da ficção científica ou do sobrenatural, entre outros", referiu Ana Catarina Pereira, frisando que esta transversalidade também mostra a "liberdade criativa" fomentada no curso.

As exibições vão decorrer às terças-feiras, dias 03, 10 e 24, às 19:00.

Tópicos
pub