Curtas-metragens portuguesas "China, China" e "Indiferente" concorrem ao Festival de Zagreb

Duas curtas-metragens de realizadores portugueses, "China, China" e "Indiferente", concorrem à 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Zagreb, na Croácia, onde vão ser exibidos mais de 80 filmes até sábado.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"China, China", filme de 19 minutos criado pelos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, e "Indiferente", de 12 minutos, realizado por Tito Fernandes, são os dois filmes portugueses seleccionados para competir na seccção de curtas-metragens do festival, inaugurado domingo na capital da Croácia.

Do total, 40 filmes provenientes de trinta países concorrem em três categorias - longa-metragem, curta-metragem e documentário - todos eles estreados este ano, como primeiro ou segundo filme de autor.

Onze filmes competem na secção de longas-metragens, 15 nas curtas-metragens e 14 nos documentários, disputando os prémios Golden Pram (que representa uma embarcação antiga), atribuídos com montantes em dinheiro que variam entre os 5.000 euros para a melhor longa-metragem, e 1.500 euros para a melhor curta-metragem e melhor documentário.

A curta-metragem dos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, "China, China", que mostra o quotidiano de uma jovem da comunidade chinesa residente em Lisboa, estreou em Portugal a 13 de Setembro, e continua em exibição no Cinema King, em Lisboa, em complemento à longa-metragem "O Sabor da Melancia", de Tsai Ming Liang.

O filme (primeira obra para João Rui Guerra da Mata) foi exibido este ano, em Maio, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na secção Quinzena dos Realizadores, paralela ao certame, que visa dar a conhecer alguns cineastas ao público e à crítica.

"China, China" (produtora Black Maria) mostra o quotidiano de uma jovem chinesa que reside com o marido e o filho pequeno em Lisboa, numa comunidade chinesa, mas acalenta o sonho de viver em Nova Iorque.

"Indiferente" (Produtora UBICINEMA), realizado por Tito Fernandes, aluno da Universidade da Beira Interior, aborda o tema dos contrastes do mundo, as ilusões criadas pelas aparências e as contradições dos sentimentos.

Estreado no Festival IMAGO, no Fundão, onde foi premiado na competição "Under 25", foi também exibido na Macedónia no âmbito do festival de cinema "Manaki Brothers".


PUB