Da Weasel pela primeira vez a solo no Pavilhão Atlântico
Os Da Weasel actuam sábado pela primeira vez em nome próprio no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, numa produção inédita do grupo português que incluirá as participações de Bernardo Sassetti e dos Gato Fedorento.
O concerto encerra a digressão deste ano dos Da Weasel, assente no álbum "Amor, escárnio e mal-dizer", editado em Maio.
Ao longo de mais de duas horas, a banda irá interpretar temas de todo o repertório, alguns dos quais escolhidos pelos fãs, e grande parte do último álbum.
Esta será a primeira vez que a banda arrisca um concerto a solo naquela sala de espectáculos, apesar de já lá ter actuado em 1999, quando assegurou a primeira parte do concerto dos Red Hot Chili Peppers.
Desta vez o nervosismo e a expectativa são maiores, admitiu o baixista João Nobre à agência Lusa.
"O concerto no Atlântico era um namoro antigo, mas achámos que não seria certo fazê-lo antes", sublinhou o músico, a dois dias do concerto.
"Na altura do [álbum] `Re-definições´ o mais lógico seria fazermos o coliseu e nunca o Atlântico e queremos que o público vá agora ao concerto por causa do nosso trabalho e não pelo `hype´ em torno de nós", referiu o baixista.
O álbum "Re-definições", de 2004, atingiu a quádrupla platina e representou um grande salto na projecção mediática da banda de Almada junto do público português, isto apesar dos registos anteriores também terem conquistado a platina.
Aos fãs de hip hop, que os acompanham desde os primeiros tempos, juntaram-se nessa altura admiradores de outros géneros musicais e de diferentes gerações.
No concerto do Pavilhão Atlântico, que será gravado para posterior edição em CD e DVD, deverão estar cerca de 16 mil espectadores.
Os Da Weasel surgiram em 1993 e, apesar do primeiro EP ser em inglês, firmaram-se como um das primeiras bandas hip hop nacionais, embora hoje tenham diversas influências musicais, do rock ao funk.
Entre os álbuns mais importantes da sua carreira contam-se "Iniciação a uma vida banal - o manual" (1999) e "Re-definições" (2004).
Actualmente são formados por João Nobre (Jay Jay), Carlos Nobre (Pacman), Virgul, Pedro Quaresma, Guilherme Silva e DJ Glue.