Dados biográficos de Maria João Brilhante, nova presidente do conselho de administração do Teatro Dona Maria II
Lisboa, 31 Jul (Lusa) - Maria João Brilhante, que substitui Carlos Fragateiro na presidência do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), tem 52 anos e é a responsável pelo Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.
Nascida em Lisboa em 1956, Maria João Brilhante é tradutora e professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com trabalho de investigação em áreas como a história do teatro em Portugal e literatura e cultura francesas.
Tem publicados textos e estudos sobre Gil Vicente, Almeida Garrett e Camões.
No final da reunião do Conselho de Ministros, onde foi anunciado o novo elenco administrativo do D. Maria II, o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, disse que caberá agora à nova gestão escolher o director artístico daquele teatro.
"É o recomeçar da vida do D. Maria II", sublinhou o ministro da Cultura, apontando como objectivos do novo conselho de administração fazer uma gestão e programação do Teatro com "qualidade, rigor e transparência"
Carlos Fragateiro, demitido esta semana, acumulava os cargos de presidente do conselho de administração e director artístico do D. Maria II.