Data de lançamento mundial de novos álbuns vai estar harmonizada a partir do verão

| Cultura

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) anunciou hoje que a partir do verão vai harmonizar a data de lançamento de álbuns a nível mundial, visando evitar frustração nos consumidores residentes em países com fusos horários doferentes.

Há meses que a questão da harmonização da data de lançamento de álbuns em diferentes países tem vindo a ser debatido, pelo que hoje a organização com sede em Londres garantiu que "a partir do verão de 2015, novos álbuns e ´singles` vão passar a sair à sexta-feira às 00:01 horas, hora local" de cada país.

Atualmente, a data de lançamento do novo álbum na Europa é fixado para segunda-feira a terça-feira, enquanto nos Estados Unidos e na Austrália é a sexta-feira.

Em nota hoje divulgada na página da Internet, a IFPI assinala que "os dias de saída atualmente variam de um país para outro, causando frustração entre os consumidores quando os fãs que vivem em outros países podem ter acesso a novos álbuns antes".

"Além de ajudar os amantes da música, esta harmonização irá beneficiar os artistas que querem usar os ´media` para promover a sua música", refere a agência, que acredita que a medida também poderá ajudar a reduzir o risco de pirataria.

A decisão surge na sequência de amplas consultas aos músicos, as gravadoras e distribuidoras e é baseada numa pesquisa internacional que, segundo a IFPI, mostra que após uma consulta os consumidores preferiram sexta ou sábado como dia favorito para o lançamento de novos produtos musicais.

"Os fãs estão agora a viver num mundo digital. Eles querem que a música assim que ela estiver disponível ´on-line` e não quando está pronta para sair no seu país", disse o presidente da IFPI, Frances Moore, citado no comunicado.

A informação mais vista

+ Em Foco

Várias organizações de defesa dos Direitos Humanos exigem uma investigação rigorosa.

A morte do advogado foi conhecida há dois anos, no Natal, mas existem vários indícios de que a possa ter simulado.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.