David de Almeida galardoado com Prémio Internacional de Gravura Jesus Núñez
O artista português David de Almeida foi galardoado com o Prémio Internacional de Gravura Jesus Núñez, atribuído pelo Centro Internacional da Estampa Contemporânea (CIEC), entidade com sede na Galiza, Espanha.
Segundo anunciou a galeria Prova de Artista, David de Almeida também recebeu em 1977 a Medalha de Ouro da Associação de Gravadores Espanhóis, entre outros galardões.
Fundada em 1997 como entidade privada, o CIEC, com sede em Betanzos, na região da Galiza, tem vindo a promover e difundir as artes gráficas distinguindo artistas plásticos.
O Prémio Internacional de Gravura Jesus Núñez foi criado para homenagear o fundador do CIEC, também promotor do Master de Obra Gráfica, patrocinando bolsas de estudo a artistas nacionais e estrangeiros.
Nascido em 1945, em São Pedro do Sul, David de Almeida frequentou a Escola António Arroio, onde fez o Curso de Gravador Litógrafo e a Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses, onde estudou sob a orientação de Maria Gabriel.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estagiou nos Moinhos do Vale de Lagat, em França, e também com Stanley Hayter no Atelier 17, em Paris.
Tem obras em espaços públicos de diversos países, nomeadamente Portugal , Brasil, Cabo Verde e Macau.