David Hockney doa à Tate Britan o maior quadro que já pintou

Londres, 07 Abr (Lusa) - O pintor britânico David Hockney doou à Galeria Tate Britain, de Londres, a obra de maiores dimensões que já realizou: uma monumental paisagem a óleo do campo inglês, com 12,2 por 4,6 metros.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O quadro, que estará em exposição na galeria no próximo Outono, consta de 50 painéis e Hockney, de 70 anos, considerado um dos fundadores do movimento pop britânico, levou seis semanas a pintá-lo.

Intitulado "Bigger Trees near Warter", o quadro representa uma paisagem do Yorkshire natal do artista e esteve patente o ano passado na exposição de Verão da Royal Academy of Arts.

Hockney doou também à Tate duas reproduções digitais da pintura, com as mesmas dimensões desta.

A paisagem anuncia a pronta chegada da Primavera, simbolizada pelos narcisos que aparecem junto à estrada em curva que rodeia as árvores e um par de casas ao fundo.

Segundo Hockney, a pintura é "adaptável, porque pode dividir-se em duas metades e mostrar-se apenas uma, as duas e mesmo uma quarta parte".

"Também poderia exibir-se - acrescentou - junto de duas reproduções em tamanho natural, com as quais se formaria uma espécie de claustro".

Hockney tornou-se famoso, sobretudo, com as suas pinturas de piscinas e paisagens da Califórnia, para onde se mudou nos anos 60 atraído pelo clima e estilo de vida, tão diferentes dos da sua terra natal.

Desde então regressa de modo intermitente a Yorkshire para visitar a sua família na localidade de Bridlington.

A galería Tate tem já sete quadros do pintor, dos anos 60 e 70, entre os quais o intitulado "First Marriage (A Marriage of Styles I)", de 1962, o célebre "A Bigger Splash" (1967) e o igualmente famoso duplo retrato "Mr and Mrs Clark and Percy" (1970-71).

A Tate tem pedido aos artistas britânicos que lhe doem uma das suas obras, porque o limitado orçamento de que dispõe torna cada vez mais difícil adquiri-las no mercado livre.


PUB