Deana Barroqueiro ganhou o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri

A escritora Deana Barroqueiro ganhou o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri com o romance "D. Sebastião e o Vidente", disse hoje à Lusa fonte da Porto Editora, responsável pela publicação da obra.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Nascida em New Haven, estado do Connecticut, nos EUA, em 1945, Deana Barroqueiro licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, de cujo grupo de teatro fez parte, juntamente com Luís Miguel Cintra, Luís Lima Barreto e Jorge Silva Melo.

É professora de Português, tendo-se dedicado a projectos educativos na área do teatro e da escrita criativa.

Publicou várias obras com o Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para a Comissão das Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, para a Câmara Municipal de Lisboa e para o Instituto de Inovação Educacional.

Especialista em Língua e Cultura Portuguesa, Deana Barroqueiro tem dedicado o seu estudo particularmente aos séculos XVI a XVIII.

Publicou sete romances históricos e dois livros de contos, já editados no Brasil, Espanha e Itália.

A obra premiada tem como tema, como o seu título indica, o relacionamento entre o rei D. Sebastião e Miguel Leitão de Andrada, um fidalgo de Pedrógão Grande, com dotes de vidente, que acompanha o rei ao longo da sua curta vida, até ao desastre de Alcácer-Quibir, numa trama que inclui intriga e espionagem, com contornos sexuais.

Deana Barroqueiro retrata o rei como um jovem "caprichoso e insolente, educado por velhos, que cresce atormentado pelos seus traumas e complexos de adolescente, sublimados nos sonhos de glória de mancebo visionário, senhor de um poder absoluto, que o arrasta ao desastre, profetizado pelas visões do seu amigo Miguel Leitão de Andrada".

A escritora recebeu em 2003 um louvor da Câmara de Newark, estado de New Jersey (EUA), em reconhecimento pelo seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes e luso-descendentes dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

PUB