Delfins põem fim a carreira de 25 anos em 2009, Fernando Cunha abandona já a banda
Lisboa, 07 Jul (Lusa) - O grupo Delfins decidiu terminar a sua carreira e abandonar os palcos no próximo ano, quando completa 25 anos de actividade, foi hoje anunciado.
"Durante o corrente ano de 2008, os Delfins cumprirão os seus compromissos contratuais na `Power Pop Tour` com prazer e lançam no início de Outubro o seu último álbum de originais", lê-se num comunicado assinado por todos os elementos da banda.
Os "cinco delfins" - Miguel Ângelo, Fernando Cunha, Rui Fadigas, Luís Sampaio e Jorge Quadros - prometem manter-se ligados à música em iniciativas a solo ou em grupo.
O guitarrista Fernando Cunha, elemento fundador do grupo, abandona desde já a banda, não participando na digressão nem na produção do próximo álbum, segundo o mesmo comunicado.
Num comunicado seu, Fernando Cunha esclarece que sentiu "necessidade de prosseguir uma carreira própria e autónoma, tanto de músico como de produtor".
No mesmo texto, o guitarrista, que, desde 1988 assumia a direcção musical e a produção de todos os álbuns, com excepção do último gravado em Inglaterra, informa que não integrará esta fase final da banda de Cascais.
O último concerto d`Os Delfins está marcado para 31 de Dezembro de 2009, indica em comunicado o agente do grupo, António Miguel Guimarães, sem precisar o local.
Entre Setembro e Outubro "sairá o ultimo álbum de originais dos Delfins, que se encontra a ser gravado", refere o mesmo comunicado.
Este ano a banda tem agendadas actuações em Faro, dia 16, no Fórum Algarve, dia 17 no Casino Estoril, dia 02 de Agosto em Amarante nas Festas de N.ª Sr.ª da Graça, dia 10 de Agosto em Lagiosa do Dão (Tondela) e dia 18 em Canedo (Santa Maria da Feira).
O primeiro disco do grupo, um single, foi editado em 1984. Desde então lançaram mais de 15 singles, um EP, dez álbuns de originais, quatro compilações, uma delas em espanhol, "Azul", e dois DVD.