Desbundixie, The Charmers e Estambul no Festival TassJazz em Odemira
Os concertos dos Desbundixie, The Charmers, Orquestra de Jazz de Lagos e Estambul vão "refrescar" quatro noites deste mês na vila alentejana de Odemira (Beja), durante o quarto Festival TassJazz, que começa sexta-feira.
Promovido pela Câmara Municipal de Odemira, o evento decorre pelo quarto ano consecutivo, depois da "forte adesão e entusiasmo do público nas edições anteriores", justifica a autarquia.
O Jardim da Fonte Férrea é o "palco" dos quatro concertos do Festival, que vão decorrer sempre às sextas-feiras, a partir das 21:30.
Na primeira noite do festival, o septeto português Desbundixie, oriundo de Leiria, vai reviver o Dixieland, um estilo jazz criado pelos escravos negros que misturavam sons e ritmos dando origem a um som vibrante, confuso, alegre e desinibido, que se tornou na primeira forma de jazz.
Adoptado por grandes mestres do jazz, como Louis Armstrong, Bix Beiderbeck ou Kid Ory, o Dixieland associa-se ao panorama musical dos anos 20, quando era presença constante nos clubes de dança, nas paradas e animações de rua.
Uma mistura de jazz, blues, swing e pop vai "invadir" o Jardim da Fonte Férrea, dia 15, num espectáculo dos espanhóis The Charmers, recheado de versões de "clássicos" de músicos como Ray Charles, Sting, Nina Simone e Nancy Sinatra.
Ao estilo da tradição das "Big Bands" dos finais dos anos 20, a Orquestra de Jazz de Lagos, composta por 18 músicos dirigidos pelo trompetista algarvio Hugo Alves, apresenta, dia 22, o seu repertório constituído por "clássicos" de Duke Ellington ou Count Basie.
A última noite do festival, dia 29, será animada pelo "etno-jazz" dos espanhóis Estambul, que misturam jazz e músicas étnicas.