Devolvido quadro de Gérôme roubado do Ermitage
O Museu Ermitage de São Petersburgo recuperou o quadro do pintor francês Jean-Léon Gérôme "Piscina no harém", roubado em 2001 e devolvido por um homem depois de ter contactado o Partido Comunista Russo para o entregar.
"Estou 80 por cento seguro de que a tela encontrada pertence ao famoso pintor francês", assegurou Mikhail Piotrovski, director do Museu, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, a par do Louvre e do Prado.
Na previsão de Piotrovski, serão necessárias algumas semanas para fazer o restauro da tela, de 75,5 X 62 centímetros, que foi cortada em quatro partes, informou a agência noticiosa ITAR-TASS.
O líder do Partido Comunista Russo, Guennadi Ziuganov, entregou pessoalmente à polícia o quadro, pintado em 1876 e cujo valor ronda os 760.000 euros.
A tela chegou às mãos do líder comunista depois de um desconhecido ter hoje telefonado para o Grupo Parlamentar comunista para o devolver.
Segundo o acordado nesse contacto telefónico, um membro do partido dirigiu-se a um subterrâneo próximo do Teatro Bolshoi, em Moscovo, onde um homem de meia-idade não identificado entregou um pacote com a tela.
"Piscina no harém" foi adquirido pelo Czar Alexandre III e em 1918, depois da revolução bolchevique, levado para o Ermitage, de onde foi roubado em 22 Março de 2001.
O quadro de Gérôme era até agora uma das centenas de obras do Museu Ermitage cujo paradeiro se desconhece.