Dez canções portuguesas e seus intérpretes entre finalistas de prémio galego aRi[t]mar

por Lusa

Dez cantores e bandas portuguesas, a par de outros tantos da Galiza, foram escolhidos para a votação final do certame aRi[t]mar, da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, anunciou hoje a organização.

Ana Bacalhau, Bárbara Tinoco, Carlão, Cláudia Pascoal, Dino D`Santiago, FUGA, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia, Pedro Abrunhosa e Tatanka foram os artistas portugueses escolhidos, enquanto os galegos foram Baiuca, Guadi Galego, Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker, MJ Pérez, Néboa, Os d`Abaixo, Pauliña, Ukestra do Medio, Uxía & Sérgio Tannus e Xoana.

As bandas e cantores que vencerem atuarão na Gala de Prémios aRi[t]mar, a realizar no último trimestre deste ano.

A votação está também aberta ao público através do `site` do aRi[t]mar, que se candidata ainda ao sorteio de um lote de livros.

As canções portuguesas pré-selecionadas para esta edição são "Memória" (Ana Bacalhau), "Outras Línguas" (Bárbara Tinoco), "Assobia Para O Lado" (Carlão), "Quase Dança" (Cláudia Pascoal), "Kriolu" (Dino D`Santiago com Julinho KSD), "Nós" (FUGA e Beatriz Nunes), "A Incrível História de Gabriela de Jesus" (Miguel Araújo), "Bom Rapaz" (Os Quatro e Meia com Carlão), "Tempestade" (Pedro Abrunhosa com Carolina Deslandes), "Estrelas" (Tatanka com Carolina Deslandes).

Quanto às canções galegas, estão pré-selecionadas para este ano "Adélia" (Baiuca e Haema), "Cólico" (Guadi Galego), "Marabilla" (Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker), "Falan de ti" (MJ Pérez), "Coidar dunhas colmeas" (Néboa), "Pasei pola túa porta" (Os d´Abaixo), "Vento" (Paulina), "As chaves do inferno" (Ukestra do Medio), "Festa e fe" (Uxia & Sérgio Tannus) e "Anceios" (Xoana).

aRi[t]mar é um projeto didático e cultural da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, pertencente à Conselharia de Cultura, Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galiza, destinado a divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atuais e a aproximar a cultura e a língua dos dois países.

Com organização da Equipa de Dinamização da Língua Galega, e dos Departamentos de Galego e de Português, da Escola, durante o ano letivo são trabalhados de forma didática os textos e as músicas e, posteriormente, são escolhidas, mediante votação `online`, as melhores canções e poesias editadas na Galiza e em Portugal, no ano anterior.

No outono, os cantores, grupos e poetas vencedores participam numa gala de entrega de prémios, em Santiago de Compostela.

Tópicos
pub