Dia da Pangeia apresenta filmes e música em simultâneo em seis cidades

Lisboa, 09 Mai (Lusa) - Dia da Pangeia é o nome do evento que pretende unir o mundo através da linguagem universal do cinema e que decorre sábado em seis cidades: Londres, Rio de Janeiro, Los Angeles, Cairo, Bombaim e Kigali.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Tomando de empréstimo a designação do único continente que existia na Terra há cerca de 200 milhões de anos, o festival, que se inicia às 18:00 TMG (19:00 de Lisboa), inclui no seu programa concertos, discursos de figuras públicas e 24 curtas-metragens seleccionadas numa competição internacional que envolveu mais de 2.500 candidatos de mais de 100 países, de entre as quais se destaca "Pago para Ver" (Pay per View), do português Luís Manuel Almeida.

Produzida pela Zedfilmes, a curta-metragem "Pago para Ver", de seis minutos e 38 segundos, escrita e realizada por Luís Manuel Almeida, gira em torno de um cego, um miradouro e uma moeda.

"É um filme despretensioso (no meu ponto de vista), mas com uma mensagem principal bem definida. O filme foi feito sem qualquer subsídio, mas penso que não envergonha ninguém (...) Espero que gostem, como eu gostei de o fazer", diz o autor, num e-mail que pode ser lido no site .

O cineasta, nascido em Vale de Cambra em 1974, começou por escrever argumentos como hobby, depois de concluir uma pós-graduação em Mercados Financeiros e trabalhar como corretor e gestor, altura em que decidiu realizar filmes.

Obteve um diploma do programa da New York Film Academy`s Digital Film-making e escreveu, desde então, vários argumentos, continuando a trabalhar em videoclips musicais e curtas-metragens.

O festival terá ligações ao vivo entre as seis cidades e será transmitido em sete línguas para milhões de pessoas em todo o mundo, através da Internet, no site do evento, televisão e telemóveis.

Em Portugal, o Instituto Superior Técnico (IST) transmitirá o evento, a que chamou "Pangea Day - Filmes Feitos do Mundo para o Mundo", entre as 19:00 e as 23:00, no seu campus do Taguspark, onde haverá igualmente um espaço de entretenimento e convívio, com actuação de bandas musicais a partir das 16:30.

O programa do "Pangea Day" inclui ainda, além da exibição dos filmes, a intervenção de oradores como a rainha Noor da Jordânia, a jornalista da CNN Christiane Amanpour e o músico e activista irlandês Bob Geldof, e actuações musicais de artistas convidados - por exemplo, no Rio de Janeiro, o convidado é Gilberto Gil.

ANC.


PUB