Dina Medina, Tcheka e Mirri Lobo favoritos aos Prémios de Música

Cidade da Praia, 28 dez (Lusa) - A artista cabo-verdiana Dina Medina lidera, com seis nomeações, a segunda edição dos Cabo Verde Music Awards 2012 (CVMA), que premeiam os artistas com obras publicadas ao longo de 12 meses.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A organização dos prémios CVMA divulgou hoje a lista dos nomeados para a edição 2012, sendo que a artista cabo-verdiana Dina Medina, residente na Holanda, foi nomeada em seis categorias com o disco "Mornamente": Melhor Funána, Morna, Coladera, Música do Ano, Álbum Acústico e Voz Feminina.

Já o cantor Mirri Lobo, que este ano lançou o álbum "Caldera Preta", foi indicado para cinco prémios: Melhor Morna, Coladera, Música do Ano, Voz Masculina e Álbum Acústico.

O artista Tcheka concorre nas categorias de Funaná, Batuku/Kola Sandjon, Álbum Acústico, Produtor Musical e Compositor, com o disco "Dor di Mar".

O músico Beto Dias, que na primeira edição venceu em três categorias, ficou nomeado para Melhor Cabozouk/Cabolove e Melhor Voz Masculina.

Aalém de Tcheka, para o prémio de melhor compositor estão nomeados Gil Semedo, Mário Lúcio e Betu, enquanto Ilo Ferreira, Bob, Saudeh e Uziel Sança concorrem para Artista Revelação.

Gil Semedo, Gilyto, Jorge Neto e D. Lopes foram indicados para o prémio Melhor Artista em Palco.

Para Melhor Banda ao Vivo concorrem a Nho Nani, Cabo Cuba Jazz, Ferro Gaita e Domu Afrika Dub Squad.

Para o Melhor Instrumentista figuram os artistas Carlos Matos, Djim Job, Kim Alves e César Lima.

Mirri Lobo, Ilo Ferreira, Johnny Ramos e Beto Dias são nomeados para Melhor Voz Masculino.

A disputa da Melhor Voz Feminina será entre Mayra Andrade (com o disco "Studio 105"), Lura ("Best Of Live"), Dina Medina e Saudeh ("Lo Records").

Para Melhor DJ e Animador da Comunicação Social foram indicados Baby T, Ivan Luvv, Adren, Nery Soares, Djozinha, Steve Andrade, Bife e Vavá.

As votações começam no dia 09 de janeiro e estarão abertas ao público em algumas categorias, nomeadamente Música do Ano, Melhor Banda ao Vivo e Melhor Artista ao Vivo, sendo as restantes escolhidas por um júri.

A gala de entrega dos prémios decorrerá a 10 de março no Parlmarejo Grande, numa tenda para oito mil pessoas.

A segunda edição do Cabo Verde Music Awards vai ainda homenagear Bana, com o Prémio Carreira, na véspera do 80.º aniversário daquele que é considerado um dos mais importantes nomes da música cabo-verdiana.

No começo deste ano, o Prémio Carreira foi atribuído à cantora Cesária Évora, que faleceu a 17 de dezembro.

Tópicos
PUB