Diogo Piçarra não vai participar no Festival da Canção da RTP. O músico e compositor comunicou à televisão pública que desiste da participação por considerar que não estão reunidas condições para isso.
Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção
Uma decisão depois da suspeita levantada de plágio sobre o compositor.
Diogo Piçarra levava à final a música "Canção do Fim", muito semelhante ao tema "Abre os Meus Olhos", de um pastor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus.
Em comunicado, o cantor diz que sai de cena de "consciência tranquila e cabeça erguida".
Diogo Piçarra venceu a semifinal do passado fim de semana.
RTP "compreende e respeita a decisão"
Em comunicado enviado às redações, a RTP diz que "compreende e respeita a decisão do compositor e intérprete Diogo Piçarra de retirar “Canção do Fim” do Festival da Canção 2018".
Diz a estação pública que "independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si".
Esclarece ainda a RTP que "no lugar da primeira classificada, “Canção do Fim”, estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, “Mensageira”, 8ª lugar na segunda meia-final (de acordo com o regulamento)".
"O tema “Mensageira” assume o número 760 100 802 (sorteado para Diogo Piçarra), com a contagem a iniciar-se do zero a partir de agora. A RTP agradece a Aline Frazão e Susana Travassos o fair-play desta participação", lê-se.
A final do Festival da Canção realiza-se no próximo domingo, às 21 horas, na RTP 1.