Director do Teatro S. Carlos vai dirigir Festival na Corunha
O director do Teatro de São Carlos, Paolo Pinamonti, foi hoje nomeado pelo município da Corunha (Norte de Espanha) director do Festival Mozart para o triénio 2008/2010, anunciou fonte do teatro.
O Festival realiza-se na cidade portuária galega desde 1998, passando Pinamonti a ser o responsável pela programação, selecção de artistas, títulos, produções e "por todas as questões relacionadas com a actividade musical e lírica intrínseca ao Festival", adiantou a mesma fonte.
O Festival, da responsabilidade da Orquestra da Galiza, decorre anualmente entre os meses de Maio e Junho, e dedica a maior parte da sua programação à representação de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart, além de outros autores.
Esta não é a primeira vez que Paolo Pinamonti, 48 anos, dirige uma iniciativa ligada ao compositor nascido em Salzburgo (Áustria) há 251 anos.
Em 1988, dirigiu o Festival Mozart nel Veneto, promovido pela CIDIM (Comissão nacional de Música Italiana) com o apoio da UNESCO.
Desde Abril de 2001 dirige o Teatro Nacional de São Carlos, cargo para o qual foi reconduzido em 2004, terminando este seu segundo mandato no próximo mês de Março.
Anteriormente, Pinamonti tinha exercido, entre 1992 a 1996, o cargo de secretário artístico da Direcção do Festival de Música Contemporânea da Bienal de Veneza e, entre Julho de 1997 e 30 de Dezembro de 2000, o de director artístico do Teatro La Fenice de Veneza.