Diretora de "casting" de "Missão Impossível IV" vem ao Porto preparar atores portugueses
Espinho, 24 set (Lusa) -- A diretora de "casting" norte-americana Nancy Bishop, responsável pela seleção do elenco para "Missão Impossível: Operação Fantasma", dirige este fim-de-semana, no Porto, um "workshop" destinado a preparar os atores nacionais para audições de filmes estrangeiros.
Com mais de 60 créditos em projetos televisivos e longas-metragens como "The Bourne Identitity", "The Illusionist", "Van Helsing", "Oliver Twist" e "Wanted", Nancy Bishop propõe-se ensinar aos participantes as melhores técnicas de câmara para testes de seleção, porque diz ter reparado que "pode haver um problema com a forma como os atores se apresentam a si próprios nas audições".
"Um ator pode ser extremamente bom, mas, se for desconhecido, não interessa quanto foi impressionante numa peça de teatro ontem, se o realizador do filme ao qual se candidata não esteve lá para a ver", explica a profissional. "Os atores têm que ser capazes de uma boa `performance` no `casting` e, por isso, é que eu lhes ensino técnicas e estratégias específicas, e também aspetos de `marketing`, porque a internet agora permite-lhes serem incluídos num mercado internacional".
Para Nancy Bishop, é numa produção independente, contudo, que as escolhas do diretor de "casting" têm mais probabilidades de serem aceites. "No filme de um grande estúdio a própria perspetiva do realizador é diminuída e já vi os executivos intrometerem-se no mais pequeno dos papéis", justifica. "Numa série de televisão, por sua vez, o realizador é rotativo e as pessoas mais importantes com quem se trabalha ao nível do "casting" já são os produtores".
Trabalhando muitas vezes a partir de Praga, a norte-americana defende que a evolução da sua categoria profissional se verificou sobretudo nos Estados Unidos, onde, nos primórdios do cinema, a seleção de atores "terá sido feita pelo assistente do realizador ou do produtor -- e esse seria uma mulher, o que explica que o setor ainda tenha domínio feminino".
A direção de "casting" "foi crescendo em importância ao longo dos anos, à medida que os estúdios deixaram de comprar estrelas e passaram a sentir necessidade de um profissional que, centralmente, lhes organizasse e coordenasse o elenco", mas Nancy Bishop garante mesmo assim: "O trabalho de casting ainda é subvalorizado"
A especialista refere, no entanto, que estão em curso mudanças significativas nessa área. "Pertenço à Sociedade Americana de Casting e à Rede Internacional de Diretores de Casting", revela a norte-americana, "e estamos a trabalhar na possibilidade de se instituírem prémios para esta área, por exemplo ao nível dos Emmy".
O "workshop" de Nancy Bishop é uma iniciativa do FEST Fim Lab, que está associado ao Festival de Cinema Jovem de Espinho. Num total de 15 horas, as aulas irão decorrer a 01 e 02 de outubro no Porto, no Palácio das Artes da Fundação da Juventude.
Informações sobre os conteúdos do curso e sobre condições de inscrição podem consultar-se em www.filmlab.fest.pt.