Documentário "Ainda há pastores?" seleccionado para cinco festivais

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O documentário "Ainda há pastores?", realizado por Jorge Pelicano, foi seleccionado para cinco festivais na Finlândia, México, Espanha, República Checa e Itália, a decorrer entre Setembro e Outubro.

Com estas cinco, eleva-se a 13 o total de selecções do filme para festivais de cinema.

O primeiro dos novos cinco festivais em que participa - Visual Culture - realiza-se em Kauppakatu, Finlândia, entre 26 e 30 de Setembro.

Marcará depois presença no DocsDf, na Cidade do México, que decorre entre 27 de Setembro e 03 de Outubro, no MIVICO 07-Mostra internacional de videocreacions do Condado, Ponteareas, Galiza (04-06 de Outubro, no Festival Ekofilm, em Ostrava, República Checa (08-14 de Outubro) e, a finalizar, no Festival Cinema Ambiente, em Turim, Itália (11-16 de Outubro).

Estreado no Cine`Eco, em Seia, onde recebeu o Prémio Lusofonia em Outubro de 2006, o filme de Pelicano tem mantido desde então presença regular em festivais nacionais e internacionais, com aplauso do público e da crítica que se traduziu já em quatro prémios e uma menção honrosa.

"Ainda há pastores?" é o primeiro documentário do autor, que com ele quis homenagear "uma das profissões mais duras que existem e que está em progressivo desaparecimento em Portugal", dando a conhecer o dia-a-dia de Hermínio, um pastor de 30 anos que vive isolado na Serra da Estrela.

"De início disseram-me que este filme nunca teria público, mas temos tido a experiência frequente de ver salas com 300 e 400 pessoas. O Portugal rural, esquecido, é um assunto que toca a muita gente", comentou o realizador à Lusa em Maio último.

pub