Dois filmes portugueses na Semana da Europa em Brasília

Dois filmes portugueses - "Manô" e "Coisas lá de Casa" - integram a mostra de cinema e desenhos animados europeus de temática infanto-juvenil a exibir na III Semana da Europa, que começa hoje em Brasília.

Agência LUSA /

"Manô", de George Felner, conta a história de uma obscura e anónima personagem de uma comédia popular dos anos 40, que escapa da demolição de um antigo estúdio de cinema e materializa-se a preto e branco em Lisboa.

"Coisas lá de Casa", de José Miguel Ribeiro, é uma série muito premiada que reúne 26 histórias cantadas em plasticina, cujos personagens principais são objectos da casa: tesoura, agulha, roupa, molas, lápis, borracha.

A Semana da Europa, que foi criada pelo Goethe-Zentrum Brasília, Aliança Francesa e Cultura Inglesa e conta com o apoio de embaixadas, do Instituto Camões e da Comissão da União Europeia, será aberta hoje com o saxofonista italiano Stefano di Battista e banda, interpretando grandes clássicos do norte-americano Charlie Parker.

Terça-feira, será aberta a exposição "Contos & Comics", com ilustrações de grandes nomes europeus da banda desenhada sobre Dom Quixote, Max und Moritz, tirinhas precursoras dos quadradinhos do alemão Wilhelm Busch, literatura infantil portuguesa, o clássico belga Tin-Tin e quadradinhos franceses.

A exposição estará patente ao público até 13 de Maio. Haverá ainda uma corrida de nove quilómetros em comemoração dos cinquenta anos da assinatura do Tratado de Roma, que originou a União Europeia, e uma feira gastronómica, em que um chefe de cozinha francês fará um intercâmbio entre as técnicas da cozinha típica de seu país e de outros países europeus.

A festa de encerramento da "Semana da Europa acontecerá a 12 de Maio, com várias apresentações culturais.

PUB