Dois filmes portugueses sobre guerra colonial estreiam no Festival de Montreal

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Os filmes "20,13", de Joaquim Leitão, e "Deus não quis", de António Ferreira, duas visões portuguesas sobre a guerra colonial, vão estrear no 31º Festival de Cinema do Mundo de Montreal, que começa dia 23 no Canadá.

"20,13", estreado em Portugal em Dezembro do ano passado, integra a selecção oficial de longas-metragens e é o segundo filme de uma trilogia de Joaquim Leitão sobre a guerra colonial.

Depois de "Inferno" (1999), este filme corresponde ao Purgatório, com a trama a desenrola-se na véspera do Natal de 1969 num aquartelamento português no norte de Moçambique. O terceiro capítulo da trilogia será sobre o Paraíso.

"Deus não quis", produzido pela Zed Filmes, será exibido na secção oficial de curtas-metragens e também tem a guerra colonial como pano de fundo.

Para este filme, António Ferreira inspirou-se na canção popular "Laurindinha" para contar a história de Ramiro, que partiu para a guerra, desencontrando-se do amor da sua vida, Laurinda.

Além destes dois filmes, o Festival de Montreal apresenta ainda "A outra margem", de Luís Filipe Rocha, na competição internacional.

O filme estreará em Portugal a 01 de Novembro e conta no elenco, entre outros, com os actores Filipe Duarte, Tomás de Almeida, Maria d´Aires e o grupo de teatro do Crinabel.

O 31º Festival de Cinema do Mundo de Montreal decorrerá de 23 de Agosto a 03 de Setembro e exibirá 440 filmes de 70 países.

O realizador Ingmar Bergman, a actriz Sophie Marceau e o actor Jon Voight serão homenageados nesta edição do festival canadiano.

pub