Doris Lessing surpreendida, mas satisfeita com prémio
A escritora Doris Lessing, 87 anos, afirmou hoje que está muito satisfeita por ter sido distinguida com o Nobel da Literatura, referindo que nos últimos trinta anos tem recebido vários prémios literários.
"Já venci todos os prémios na Europa e ficou muito contente por isso", dise Doris Lessing num comentário improvisado aos jornalistas que a esperavam à porta de casa, nos arredores de Londres, quando chegava de táxi carregada de compras.
Aparentemente sem saber que tinha ganho o Nobel, Doris Lessing soltou uma breve e humorada exclamação perante os vários jornalistas que estavam há duas horas à sua espera junto à sua residência.
Doris Lessing, que completa 88 anos no dia 22, é a 11ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura, um prémio que se junta a várias outros galardões, entre os quais o prémio espanhol Príncipe de Astúrias das Letras (2001), o prémio britânico David Cohen (2002) e o premio Médicis de França.
Doris Lessing esteve por três vezes nomeada para o Booker Prize, o mais importante atribuído no Reino Unido, mas nunca o recebeu.
"The golden notebook", "A erva canta", "O quinto filho" ou "The Cleft", o seu mais recente romance, são algumas das obras assinadas por Doris Lessing.