Drácula e Blade Bunner são personagens da edição de 2012 do Fantasporto

Porto, 01 nov (Lusa) -- Os cem anos da morte de Bram Stoker e os 30 da estreia do primeiro filme de Ridley Scott são pretexto para a 32ª edição do Fantasporto regressar a dois dos personagens mais emblemáticos do cinema fantástico.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O Drácula, amante de sangue humano, e Blade Runner, o caçador de androides, vão ser evocados na próxima edição do Festival de Cinema fantástico do Porto com a exibição em grande ecrã dos filmes que os imortalizaram.

Quase na sua origem, o Fantasporto ficou marcado pela antestreia de "Blade Runner", o filme protagonizado por Harrison Ford e baseado na obra de Philip K. Dick "Do androids dream of electric sheep?".

Agora que, 30 anos depois, se anuncia a realização de uma sequela, o filme vai encerrar o programa especial dedicado ao Futuro que o Fantasporto este ano organiza entre 20 e 24 de fevereiro.

Já o Conde Drácula será evocado com a exibição de duas das mais significativas incursões no cinema deste mito: "Nosferatu" de Murnau, em cópia restaurada, e "Drácula" de Francis Ford Coppola.

O motivo é a evocação dos 100 anos da morte de Bram Stoker, o criador do romance gótico "Drácula" que apesar de não ter sido a primeira história sobre vampiros que foi escrita, foi aquela que melhor acabou por corporizar e tornar famosa a lenda dos "sugadores de sangue".

"Drácula" foi escrito com uma estrutura de diários das principais personagens: Jonathan Harker, que é quem tem o primeiro contacto com o vampiro Conde Drácula, Wilhelmina (Mina) Harker, a futura mulher de Jonathan, Dr. John (Jack) Seward, um psiquiatra e administrador do sanatório; e Lucy Westenra, uma amiga de Mina e vítima de Drácula que se transforma em vampira.

Tópicos
PUB