Drama televisivo da BBC conta ascensão e queda de Saddam Hussein
Lisboa, 29 Jul (Lusa) - A ascensão e queda de Saddam Hussein, o presidente iraquiano deposto e executado na sequência da intervenção norte-americana, são contadas num drama televisivo em quatro partes realizado pela BBC e com estreia marcada para quarta-feira.
Segundo o jornal The Guardian, "House of Saddam" dá uma "nova perspectiva sobre o ditador, as suas relações e as suas acções" a partir do momento em que se torna presidente, em 1979.
O filme, concretiza o jornal, mostra "o impacte das ambições políticas" de Saddam sobre "os seus mais velhos conselheiros, os amigos mais próximos, os membros da família - e ele mesmo".
"No interior das muralhas do seu opulento palácio presidencial, o respeito misturava-se com o medo quando Saddam exercia o seu controlo sobre os seus aliados, o seu país e o seu povo", prossegue The Guardian.
"House of Saddam" mostra ainda como, ao longo dos seus quase 25 anos de reinado, Saddam fez frente às "pressões internas e externas", mas acabaria por ceder, ao ficar "cada vez mais isolado tanto no seu círculo mais próximo como na comunidade internacional".
Com argumento de Alex Holmes (também o realizador) e Stephen Butchard, "House Of Saddam" assenta em dois anos de investigações que incluíram entrevistas com membros do regime iraquiano, funcionários dos palácios presidenciais, testemunhas e académicos.