Ed Sheeran processado em 100 milhões de dólares por plágio

por RTP
O ano passado o cantor foi processado em 20 milhões de dólares Fabrizio Bensch - Reuters

O cantor Ed Sheeran foi processado em 100 milhões de dólares por ter, alegadamente, plagiado partes da música “Let's Get It On”, de Marvin Gaye, na sua faixa “Thinking Out Loud”.

É a segunda vez que a música de Ed Sheeran, “Thinking Out Loud”, enfrenta processos legais devido a plágio. Desta vez, de acordo com a BBC, o processo foi levantado pela Structured Asset Sales, que detém um terço dos direitos da música de Marvin Gaye.

A empresa de David Pullman defende que a música de Sheeran copia “a melodia, ritmos, harmonias, bateria, linhas de baixo, coro, tempo, síncope e repetições” da “Let's Get It On”.



Marvin Gaye escreveu esta música com Edward Townsend, que morreu em 2003. 

Já em 2016, os herdeiros de Townsend tinham processado Ed Sheeran pelas semelhanças entre as duas músicas.

A nova acusação constituiu agora, também como arguidos do processo, a Sony/ATV Music Publishing, a Atlantic Records e Amy Wadge, co-autora de “Thinking Out Loud”.


 
O cantor Ed Sheeran já foi alvo de outros processos semelhante. Este não é o único processo de plágio em que o cantor esteve envolvido.

No início deste ano, os escritores Sean Carey e Beau Golden acusaram Sheeran de copiar a melodia da sua música, “When I Found You”, em ”The Rest of Our Life”, uma faixa composta por Sheeran para outros dois cantores. O cantor britânico respondeu em tribunal com documentos que negavam qualquer semelhança entre as duas canções.

Já no ano passado, Ed Sheeran foi processado em 20 milhões de dólares pela sua música, “Photograph”. O processo foi levantado pelos escritores Thomas Leonard e Martin Harrington, que o acusaram de utilizar a mesma estrutura da sua música, “Amazing”.

Os dois escritores fizeram-se representar por Richard Busch, um advogado que já tinha participado no processo de Robin Thicke e Pharrell Williams. Estes dois cantores foram processados em 5.3 milhões de dólares pela música “Blurred Lines”.
Tópicos
pub