Edifício de empresa de móveis de Paredes recebe prémio Secil 2008

Lisboa, 26 Fev (Lusa) - O edifício dos "Móveis Viriato", da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa, situado em Paredes, Porto, foi a obra distinguida com o Prémio Secil Arquitectura 2008, o mais importante galardão do sector em Portugal, foi hoje anunciado.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Atribuído de dois em dois anos, o prémio existente desde 1992 distingue "obras de autores portugueses e visa promover o reconhecimento público de autores de obras que, incorporando o material primordial da actividade da SECIL - o cimento - constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa".

Ao escolher esta obra entre um conjunto de 12, o júri "pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos", refere a nota de imprensa distribuída pela empresa promotora do prémio e pela Ordem dos Arquitectos.

O autor da obra, Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, no Porto. Ingressou no Curso de Arquitectura no ano lectivo de 1988/89, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), tendo concluído a licenciatura em Julho de 1994.

Realizou um estágio curricular no âmbito da licenciatura, entre 1992 e 1993, em Basileia na Suiça, e recebeu, entre outros, o Prémio revelação e mérito "Jornal Expresso / SIC - 12 anos", em Novembro de 2004 e foi Finalista Prémios Jornal Construir 2007, em Junho de 2008.

Entre os vários trabalhos como autor distinguem-se os projectos para a Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Caminha, Reitoria da Universidade do Porto, Câmara Municipal de Vendas Novas, vários edifícios de habitação colectiva e unifamiliar.

AMN.


PUB