Editadas colecções de museus nacionais
O Instituto Português de Museus (IPM) lança sexta-feira quatro publicações sobre três museus nacionais, com o objectivo de disponibilizar ao público em geral mais informações sobre as suas colecções, disse hoje o Director do instituto, Manuel Oleiro.
Manuel Oleiro disse à Lusa que estas publicações pretendem pôr fim ao "comentário recorrente [de visitantes] sobre a inexistência de informações sobre as colecções".
Estas publicações "contribuem para que a visita ao museu não se esgote no momento", disse o director do IPM, explicando que "são uma forma dos visitantes revisitarem o museu em sua casa e de avivarem a memória do que viram".
Duas das publicações são sobre o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Uma delas é um "roteiro que aborda a história do museu, e convida o leitor a fazer uma visita, sala a sala, à colecção de pintura europeia", precisou Manuel Oleiro.
A outra oferece informação mais detalhada sobre o espólio de 2300 peças de faiança portuguesa existente no museu.
"Os centros de fabrico das nossas faianças e a incorporação de elementos orientais nas mesmas" são alguns dos destaques do roteiro, acrescenta.
Já o Museu José Malhoa publica imagens do acervo de quadros naturalistas do pintor português, desde o "Grupo do Leão" até meados do século XX, e um pequeno núcleo modernista.
A publicação oferece ainda informações sobre as colecções de escultura e de cerâmica de Caldas da Rainha, onde está situado o museu.
O Museu de Lamego apresenta, ao longo de 188 páginas, as origens, concepção e temáticas retratadas em 6 tapeçarias, devidamente enquadradas na relação com exemplares do mesmo período existentes em colecções estrangeiras.