Editora Asa lança chancela Lua de Papel para publicar não-ficção

A editora Asa vai lançar em Abril a Lua de Papel, uma chancela dedicada à não-ficção que editará 23 livros até ao final do ano, em áreas tão diversas como os negócios, a religião e o sexo.

Agência LUSA /

"A Asa não tem uma tradição de não-ficção, sector que está em crescimento" assinalou à agência Lusa José Prata, editor da Lua de Papel, cujos livros visam "a classe média e um público jovem", tendo uma imagem "ao modelo de revista, com caixas, citações e sombreados".

A nova editora - "com uma imagem e uma filosofia diferentes" - pretende combinar "boas encadernações com um preço competitivo (os primeiros três terão o custo médio de 14 euros), para tornar o livro num objecto de desejo", afirmou José Prata, ex-jornalista.

A Lua de Papel, que vai recorrer aos conhecimentos adquiridos e aos recursos da Asa, funcionará "com total independência aos níveis gráfico e editorial", de acordo com José Prata.

A marca arranca com sete colecções definidas - Adão & Eva (sexo), Check Up (saúde), Guru (gestão), Laços (relações familiares e amorosas), Ideia Luminosa (desenvolvimento pessoal), Livros de Culto (religião), Neurónios (ideias) - e a Bric-a-brac (tendências), para acolher "projectos que não fariam sentido nas restantes colecções".

Um dos primeiros lançamentos será "Tudo o que é Mau Faz Bem", de Steven Johnson, que virá a Portugal entre 6 e 10 de Abril para explicar a sua tese de que o consumo de televisão e jogos de vídeo torna as pessoas mais inteligentes.

Entre as novidades contam-se também "Lançar O Elefante - Zen e a Arte de Ter o Chefe na Mão", de Stanley Bing, e "O Nosso Sexo", da sexóloga espanhola Lorena Berdun, cujo programa na estação televisiva TVE inspirou o português ABÓ Sexo, da TVI.

"Cães de Palha", em que filósofo inglês John Gray aborda a natureza animal do ser humano, naquilo que José Prata diz ser "um ataque ao Humanismo" que tem dominado a Filosofia nos últimos 2.500 anos, é outro dos destaques editoriais, com lançamento só em Setembro.

Para o mês seguinte, Outubro, a editora vai lançar "As Religiões do Mundo", de Houston Smith, "livro que, apesar de ter sido publicado nos anos 60, permanece actual e continua a vender", assinalou o editor.

Outros dos volumes que a Lua de Papel vai colocar no mercado até ao final do ano são "A História da V", de Catherine Blackledge, "Pense e Fique Rico", de Napoleon Hill, "As Regras", de Ellen Fein e Sherrie Schneider, e "Puro Sexo", de Anne Hooper.

A Lua de Papel é a segunda chancela das Edições Asa, que no passado fez nascer a marca Palavra, que em 2005 Gonçalo Bulhosa adquiriu e tornou independente da "editora mãe".


PUB