Einsturzende Neubauten tocam em Lisboa

Os Einsturzende Neubauten, grupo fundado em 1980 em Berlim por Blixa Bargeld e NU Unruh, actuam terça-feira em Lisboa no âmbito de uma digressão europeia comemorativa de 25 anos de carreira.

Agência LUSA /
www.neubauten.org

O grupo passa pelo Grande Auditório do Centro Cultural de Belém para rever mais de duas décadas de rock experimental e industrial, completamente fora de qualquer convenção ou estrutura musical.

No site oficial, o guitarrista e vocalista do grupo Blixa Bargeld, ex-Bad Seeds, explica que nos concertos da curta digressão europeia tem sido apresentado material antigo e temas novos.

Em palco será ainda exibida uma apresentação em slide com a história da banda.

"Perpetuum Mobile" (2004) e "Silence is Sexy" (2000) são os últimos registos originais, mas os Einsturzende Neubauten planeiam editar novamente em 2006.

Até lá vão editar, em exclusivo através do site oficial, uma série de CDs experimentais, da qual é já conhecido "Anarchitektur", um único tema de 46 minutos.

Em tempo de efemérides, foi também editado o livro "No Beauty Without Danger", que conta a "história verdadeira dos Einsturzende Neubauten, a partir de 43 entrevistas compiladas por Max Dax e Robert Defcon.

Na obra, os músicos Blixa Bargeld, Unruh, Alexander Hacke, Mark Chung, FM Einheit, Rudolf Moser e Jochen Arbeit dão a conhecer o método de trabalho e de pesquisa do colectivo, "a disciplina criativa e o abuso de drogas".

Os bilhetes para o concerto em Lisboa custam entre os 17,50 e os 25 euros.

PUB