Elisa Lamas. Uma "figura ímpar da educação musical" e "pedagoga exemplar" diz Governo

A pianista e pedagoga Elisa Lamas, falecida na passada terça-feira, aos 95 anos, foi uma "figura ímpar da educação musical em Portugal" e "pedagoga exemplar", afirma a ministra da Cultura, Graça Fonseca, numa nota de pesar hoje divulgada.

Lusa /

Graça Fonseca faz referência ao percurso de Elisa Lamas, que estudou no Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria, referindo que se destacou como pianista, tendo sido solista da orquestra do Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa.

"Contudo, o seu trabalho é indissociável da história da educação musical em Portugal, um percurso que iniciou Conservatório Nacional de Lisboa, instituição onde se formou e na qual, a partir de 1952, passou a ensinar até à sua aposentação, tendo feito parte de várias direções, bem como da sua Comissão de Reestruturação, em 1977", salienta Graça Fonseca.

Para a ministra da Cultura, "a influência do seu trabalho pedagógico foi fundamental não apenas na formação de jovens músicos e compositores, mas também na preparação e aperfeiçoamento de professores de educação musical e no desenvolvimento de programas curriculares para as escolas de música, sendo uma referência incontornável da arte de ensinar música em Portugal".

Elisa Lamas "marcou gerações de músicos e compositores portugueses, com uma generosidade imensa e uma dedicação inigualável", conclui Graça Fonseca.

O funeral da pianista realizou-se hoje à tarde, da Igreja de São João de Deus para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Tópicos
PUB