Elvis, o criador de Snoopy e Heath Ledger, os mortos mais bem pagos - Forbes
Los Angeles, Califórnia, 29 Out (Lusa) - Elvis Presley, o desenhador de Snoopy e o actor australiano Heath Ledger são as celebridades falecidas que ganharam mais dinheiro no ano passado, anunciou terça-feira a revista Forbes na sua classificação anual.
Trinta e um anos depois da sua morte, aos 42 anos de idade, o "Rei" ganhou ainda 52 milhões de dólares em 2007, ou seja, mais do que superestrelas da canção ainda vivas, como Justin Timberlake (44 milhões) e Madonna (40 milhões), segundo a mesma fonte.
É a segunda vez que Elvis surge à frente da classificação da Forbes publicada por ocasião do Halloween. Devido às festividades que rodeiam o 30/o aniversário da sua morte, chegou mesmo a ganhar mais em 2007 do que em 2006, ano em que discos, produtos derivados e entradas na sua casa de Mênfis (Tennessee, Sul) deram um lucro de 49 milhões de dólares.
Recorde-se que o disco de Natal de Elvis de 1957 é o mais popular da história dos Estados Unidos, com nove milhões de exemplares vendidos.
Schultz, criador de Snoopy e dos "Peanuts" falecido em 2000, aos 77 anos, beneficia de um acordo celebrado entre os seus herdeiros e o grande estúdio do cinema Warner Bros., para subir um lugar na classificação: os seus rendimentos póstumos são de 33 milhões de dólares.
Quanto a Heath Ledger, que morreu aos 28 anos de uma overdose acidental de medicamentos em Janeiro, a Forbes atribui-lhe 20 milhões de dólares de salário, nomeadamente devido ao seu papel de Joker no "Batman: o cavaleiro negro", segundo maior sucesso comercial da história em salas de cinema dos Estados Unidos, atrás de "Titanic".
A surpresa é Albert Einstein, que ocupa o quarto lugar. O teórico da relatividade, prémio Nobel da Física em 1921 e falecido em 1955, "ganhou" 18 milhões de dólares o ano passado, graças à franchise "Baby Einstein", que produz produtos multimedia e brinquedos para crianças dos 3 meses aos 3 anos.
É seguido na classificação pelo produtor de televisão Aaron Spelling (falecido em 2006, 15 milhões), que amealha os dividendos das suas séries de sucesso, pelo autor norte-americano para crianças Theodor Geisel, aliás "Dr. Seuss" (falecido em 1991, 12 milhões) e o ex-Beatle John Lennon (assassinado em 1980, 9 milhões), que era segundo o ano passado.
A classificação dos mortos com os mais altos rendimentos distingue em seguida o artista Andy Warhol (falecido em 1987, oito milhões de dólares), Marilyn Monroe (falecida em 1962, seis milhões e meio) e Steve McQueen (falecido em 1980, seis milhões), os três utilizados por marcas de luxo para promover os seus produtos.
De salientar a 11/o lugar de Paul Newman, falecido há um mês (cinco milhões), tal como James Dean, cuja imagem serve designadamente para vender viaturas, embora tenha falecido em 1955 num acidente de viação.
TM.
Lusa/Fim