Em Leiria doçaria tradicional anima freguesia dos Marrazes
A freguesia dos Marrazes, onde estão localizados alguns dos restaurantes mais conhecidos de Leiria, organiza em Abril um fim-de-semana dedicado à doçaria tradicional, em particular receitas antigas que não costumam ser comercializadas.
Organizada pelo Departamento de Cultura do Sport Club Leiria e Marrazes, a primeira edição do "Festival Doces D+Avó" reúne receitas familiares e de pastelarias e restaurantes da freguesia, como "Tromba Rija, "Casinha Velha", "Matilde Noca" ou "Pipo Velho".
"Somos uma freguesia com muitos e bons restaurantes e achámos que seria uma boa ideia reunir as experiências de todos para conquistar as pessoas que nos procuram", afirmou Carlos Clemente, um dos organizadores do evento.
Carlos Clemente destaca a participação de pessoas idosas da freguesia, que vão apresentar receitas "mais antigas, que não são conhecidas pelas pessoas".
Exemplos disso são os "Canudos de Leiria", a "Broa Doce dos Marrazes" ou os "Bolos de Santa Maria", disse o membro da organização.
Muitos desses doces eram uma forma de transformar o excedente de milho e abóbora da terra, tendo-se tornado em "exemplos de qualidade gastronómica".
"Os Marrazes eram uma zona agrícola que alimentava a cidade de Leiria e é preciso manter essa memória", nem que seja "pelos doces", explicou Carlos Clemente.
O Festival dos Doces da Avó decorre nos dias 16 e 17 de Abril na Praça de Santiago.