Embaixada em Lisboa condecora Dani Silva, Celina Pereira,Titina e três investigadores lusos

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 14 Dez (Lusa) - Três artistas cabo-verdianos a residir em Portugal, três investigadores portugueses e um cônsul honorário são condecorados hoje pelo embaixador de Cabo Verde em Lisboa, que entregará as distinções em nome do chefe de Estado, Pedro Pires.

Os autores, compositores e cantores de Cabo Verde Dany Silva, Celina Pereira e Titina (Albertina Rodrigues), além dos investigadores portugueses Alberto de Carvalho, Elsa Rodrigues dos Santos e Ilídio do Amaral receberão das mãos de Arnaldo Andrade a comenda de 1ª Classe da Medalha do Vulcão.

Segundo disse à Agência Lusa o embaixador cabo-verdiano em Lisboa, Arnaldo Andrade, o cônsul honorário de Cabo Verde em Portimão (Algarve, no sul de Portugal), Afonso Duarte, no posto há 30 anos, receberá a comenda da 1ª Classe da Medalha de Mérito).

Internacionalmente conhecidos e reconhecidos, Danny Silva, Celina Pereira e Titina são considerados, há várias décadas, como expoentes da música popular e tradicional de Cabo Verde, sublinhou Arnaldo Andrade.

Quanto ao professor português, já jubilado, Ilídio do Amaral, o diplomata cabo-verdiano destacou o apreço que o autor de "A Ilha de Santiago, a Terra e os Homens", natural de Luanda e descendente de angolanos, cabo-verdianos e portugueses, tem em Cabo Verde.

Elsa Rodrigues dos Santos é uma "estudiosa" de linguística e da poesia do poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, enquanto Alberto de Carvalho é um dos especialistas do movimento literário "Claridade", que despontou na década de 50 do século XX entre os intelectuais africanos e portugueses em Portugal.

A cerimónia, que decorre numa unidade hoteleira de Lisboa ao princípio da noite, é presidida por Arnaldo Andrade e dá continuidade, em Portugal, ao agraciamento de personalidades culturais e académicas de Cabo Verde e de Portugal que foram condecorados recentemente pelo presidente cabo-verdiano.


pub