Emir Kusturica esgota Coliseu com a No Smoking Orchestra

Um Coliseu dos Recreios já esgotado acolhe na segunda-feira em Lisboa a No Smoking Orchestra, da qual faz parte o realizador bósnio Emir Kusturica.

Agência LUSA /

Em digressão pela Europa, a banda anda a tocar temas que ficaram conhecidos nos filmes de Kusturica, como "A Vida é Um Milagre", que serve de suporte ao concerto em Lisboa.

A "Life is a Miracle Tour" revela um universo sonoro desconcertante, que vai da cultura cigana ao rock à América Latina e ao country.

A No Smoking Orchestra foi fundada no início da década de 1980 por Nelle Karadjic, à qual se juntou mais tarde Emir Kusturica para o lugar de baixista.

Definindo-se como uma "banda techno-rock cigana", integra-se no movimento cultural "New Primitivism", de oposição à transição política depois da morte de Tito, antigo líder da ex-Jugoslávia.

Já na década de 1990, depois dos conflitos nos Balcãs e de um período de pressão por causa das actuações e opiniões políticas, o grupo foi reformulado, com a entrada de novos músicos, entre os quais Stribor Kusturica, filho do realizador.


PUB