Encontrado no Japão desenho de Saint-Exupéry para "O Principezinho"

O desenho de uma cena de "O Principezinho" foi encontrado no Japão e crê-se que seja um original pintado pelo autor do livro, Antoine de Saint-Exupéry, noticiou hoje a agência Kyodo.

Agência LUSA /

Trata-se de uma aguarela sobre papel de carta que representa a visita do protagonista da história a um planeta habitado por um homem de negócios.

O achado foi feito por Minory Shibuya, encarregado do museu de livros ilustrados de Ehon Kiyosato, na província de Yamanashi, no centro do Japão, quando visitava uma feira de livros em segunda mão em Tóquio, em 1994.

O museu adquiriu o desenho por 1,2 milhões de ienes (10.000 dólares).

Segundo a Kyodo, o sobrinho de Saint-Exupéry, François d`Agay, de 81 anos, considerou "muito provável" que o desenho seja autêntico.

"O Principezinho" tem um total de 47 ilustrações, das quais se conservam muito poucos originais, dado que o escritor, piloto na segunda guerra mundial, desapareceu durante uma missão em 1944.

A Tokyo Broadcasting System, uma cadeia de rádio e televisão japonesa, prepara para Maio, em Tóquio, uma exposição sobre o livro.

Responsáveis desta empresa disseram haver "muito poucas dúvidas sobre a autenticidade da aguarela porque a tinta e outras características presentes noutros originais são semelhantes às que aparecem na ilustração e porque o número de página escrito no papel corresponde à numeração da primeira edição do livro publicada em 1943".

De acordo com dados divulgados pela agência noticiosa japonesa, até agora foram vendidos mais de 80 milhões de exemplares de "O Principezinho" em todo o mundo.

PUB